Limão: o amigo secreto da limpeza

Que o limão possui mil e uma utilidades, disso todo mundo sabe. Mas você sabia que, além de ser excelente para manter nossa saúde em dia, ele também é ótimo na limpeza de casa? Isso mesmo! Algumas propriedades existentes nessa fruta cítrica o tornam um grande aliado quando o assunto é limpeza, e é sobre essas utilidades que falaremos hoje.

Metais novinhos

Limão o amigo secreto da limpeza

O limão pode ser usado para a limpeza de pias junto com sal e isso vale para qualquer objeto cromado como por exemplo maçanetas e também é utilizado junto com água para limpar vidros podendo ser utilizado com produtos que oferecem uma limpeza ainda maior como a Veja.
Cobre, latão e cromo são metais que neutralizam o efeito de polidores químicos, mas podem ganhar bastante com a ação do limão. Para potencializar o resultado, experimente colocar um pouco de sal em cima de meio limão após um tempo os grãos de sal farão uma espécie de esfoliação na superfície e darão ainda mais brilho.

 Limpando micro-ondas

Limão o amigo secreto da limpeza

O cheiro de alguns alimentos geralmente ficam impregnados no micro-ondas e para eliminar esses odores, a dica é cortar fatias pequenas de limão e colocar em vasilha compatível com o forno e depois encher com água quente para que o limão esterilize e solte resto de alimentos do micro-ondas.
limão funciona para limpar o micro-ondas porque seu sumo, sua casca e outras partes contêm uma substância chamada limoneno. O limoneno é um terpeno encontrado nos vegetais cítricos e, além de ser desengordurante, apresenta propriedades bactericidas
A vantagem de utilizar o limão para limpar o micro-ondas é a saúde poupada. Produtos de limpeza possuem centenas de substâncias químicas com efeitos tóxicos conhecidos e outros problemas em potencial.

Detergente Rápido

Limão o amigo secreto da limpezaSe você quer experimentar uma forma alternativa de utilizar produtos de limpeza, fazer o seu em casa pode ser uma boa solução. Além de ser mais econômico, usar produtos naturais em casa, isso ajuda o meio ambiente e possui a mesma qualidade e eficácia que os industrializados. 
Para fazer o seu próprio detergente você vai precisar de:
– 3 litros de água; 
– 1 suco de 15 limões coados; 
– 2 barras de sabão ralado, podem ser o neutro ou de coco; 
– 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio; 
– 2 colheres de sopa de sal; 
– 2 colheres de sopa de açúcar;
Para preparar o detergente, basta misturar todos os ingredientes e levar ao fogo até que se incorporem. Depois deixe o produto esfriar e armazene em potinhos ou garrafinhas com tampa.

Janelas brilhando

Limão o amigo secreto da limpezaNunca os vidros estiveram tão em alta como atualmente. Hoje eles estão espalhados pela casa: janelas, portas, mesas, boxes, e até os fogões ganharam versões com mesa de vidro. Essa tendência requer das donas de casa uma atenção especial no cuidado com a manutenção para que não apresentem aparência de descuido. Infelizmente, não existe nenhuma mágica para mantê-los sempre limpos então aqui vai a dica:
Misture quatro colheres do suco de limão em dois litros de água, será possível deixar as janelas brilhando graças ao ácido cítrico que dissolve a sujeira e elimina as manchas do vidro.
Simples não?
Gosta das dicas da Ana? Acompanhe sempre nossos blog e redes sociais com as novidades da limpeza!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to top
X